terça-feira, 27 de julho de 2010
TPM CASO SÉRIO.
O incômodo passa, mas volta no mês seguinte. Dê fim ao sofrimento, deixe a vergonha e o preconceito de lado e procure ajuda! Você pode viver melhor, mesmo naqueles dias…
Quem tem sabe bem como é: você sente que está à “beira de um ataque de nervos”. O mundo parece um lugar estranho, irritante, estressante e desafiador, ou então triste, melancólico, depressivo. O corpo muda, o humor se altera. Em tão pouco tempo vive-se um turbilhão de sentimentos. E como se não bastasse, ainda há o desconforto físico: falta de energia, acne, mudança de hábito intestinal, dores, inchaço… Os sintomas podem ser vários: “Seria uma lista grande como grande é a diversidade das mulheres”, compara Elievã I. Nunes Macedo, tocoginecologista, psiquiatra e psicoterapeuta de São Paulo.
Como não existe um exame específico para confirmar o quadro, o diagnóstico é feito durante a consulta e exige que a mulher apresente os sintomas físicos, comportamentais e/ou psicológicos na segunda metade do ciclo menstrual, por pelo menos dois ciclos seguidos. Por isso, os médicos recomendam fazer uma espécie de diário: o diário de sintomas. Nele, você deve anotar todas as mudanças físicas e emocionais, e quando elas acontecem durante os ciclos menstruais.
1 - Coma linhaça! A alta concentração de ômega 3 e ômega 6 faz da semente um precioso preventivo contra a TPM, pois age sobre os estrógenos e protege do câncer de mama e do colo do útero.
2 - Vitamina B6 e magnésio, presentes nos grãos integrais, castanhas e nozes, também aliviam sintomas da TPM.
3 - Carboidratos complexos, como arroz integral, milho, batata, mandioquinha, lentilha, ervilha, soja e macarrão integral, ajudam a diminuir a compulsão alimentar que algumas mulheres sentem nesse período.
4 - O zinco é outro nutriente pode aliviar os sintomas da TPM. Por isso inclua carnes brancas magras sementes no cardápio.
5 - A ingestão ideal da dupla cálcio e vitamina D, além de promover a saúde dos ossos e evitar a osteoporose, é capaz de reduzir em até 33% o risco de ter TPM. Então, inclua vegetais verde-escuros e laticínios desnatados, como iogurtes, leites e queijo branco. E tome sol moderadamente.
6 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a acupuntura no tratamento de cólicas, irregularidade menstrual TPM, pois além de reduzir os espasmos uterinos e bloquear parte da dor, ainda atua na hipófise, modulando os hormônios que controlam os ovários. Em média, após três meses de tratamento, já é possível sentir os benefícios.
7 - A prática regular de ioga também ajuda a reduzir a intensidade e frequênciaTPM. Suas posições e técnicas de respiração relaxam, equilibram os sistemas nervoso e endócrino e aumentam o fluxo de energia e sangue no influenciando diretamente o funcionamento hormonal.
8 - Uma simples mudança no modo de usar o anticoncepcional oral comum pode trazer bons resultados no alívio dos sintomas da TPM. Converse com seu médico!
9 - Estudos realizados com americanas mostraram que o uso de doses baixas de antidepressivo, a fluoxetina, aliviou entre 60 e 75% os sintomas da TPM versão mais grave, a TDPM. Mas é preciso tomar cuidado, pois esses medicamentos podem causar dependência. Apenas o seu médico pode indicar e acompanhar de perto o tratamento, para observar os resultados e corrigir os efeitos colaterais.
10 - A TPM deve ser levada a sério e precisa de cuidados especiais. O melhor caminho para evitar ou aliviar os sintomas é olhar em primeiro lugar para a sua própria vida. Não faça da TPM uma justificativa para todos os seus problemas. Modifique os seus hábitos negativos. Não é fácil, mas o esforço compensa. Converse sempre com o seu ginecologista, ele é a melhor pessoa para indicar o que é ideal para você. No final das contas, a conclusão que tiramos é o que todas nós já sabemos ou deveríamos saber: para vencermos na vida, qualquer coisa, seja ela a TPM ou outro problema, é preciso tomar atitudes. E isso ninguém pode fazer por você!
Você sabia que…?
- Você terá TPM pelo menos uma vez na vida!
- Se a mulher tem, em média, 450 ciclos durante a vida, e passa cerca de 5 dias com TPM, terá sofrido durante seis anos da sua vida!
- O Brasil é considerado o país da TPM: 85% das brasileiras, contra 35% da média mundial, sofrem deste mal.
- Oito em cada 10 brasileiras (41 milhões) em idade reprodutiva têm TPM. Dessas, para 3 a 5%, os sintomas são tão severos que a tornam inválidas, problema que se reflete no trabalho: elas faltam duas vezes mais por mês do que as que não têm TPM. Essas mulheres sofrem com a versão grave do problema, a TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual).
- Ainda que pouco conhecidas e muito estudadas, existem inúmeras hipóteses para a TPM: alterações hormonais, mudanças na transmissão dos impulsos nervosos do cérebro, entre outras. Para alguns médicos, trata-se de uma questão multifatorial: fatores comportamentais, emocionais e sociais, somados a um provável “curtocircuito” entre os hormônios sexuais e os neuro-hormônios, como a serotonina e a endorfina. “Embora, não haja um hormônio específi co responsável pela TPM”, afirma Elievã Macedo.
- Recentemente foi descoberto um gene que pode estar relacionado com a TPM.
- Pesquisas revelam que entre 70 e 90% das mulheres que menstruam já utilizaram, pelo menos uma vez, algum medicamento para amenizar a TPM. Mas a maioria simplesmente “espera passar”.
- As mulheres sofrem três vezes mais de enxaqueca do que os homens e, em 65% dos casos, ela está associada à menstruação. A boa notícia: cerca de 60% das mulheres se livraram deste mal após a menopausa.
- Para 68% dos homens, a TPM gera efeitos negativos no relacionamento, como brigas, tensão e diminuição do tempo em que ficam juntos com a parceira.
- Entre 57 e 100% das mulheres com TPM já tiveram depressão.
Por Bruna Machado
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Vamos ajudar Sakineh Mohammadi Ashtiani
"Ativistas de direitos humanos, representantes de vários governos e celebridades apelam ao governo do Irã para impedir a morte, a pedradas, nos próximos dias, de Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43, dois filhos, que já cumpriu sete anos de cadeia e recebeu 99 chibatadas por suposto adultério. Para o governo britânico, segundo o jornal The Times, a execução é "motivo de horror e repulsa para o mundo". A ONG Human Rights Watch pediu a suspensão da sentença e de todas as penas de morte no Irã: ‘É uma morte cruel, sem direito à defesa, em que juízes aceitam versões e não evidências”. As atrizes Juliette Binoche e Emma Thompson e o ator Colin Firth, entre outros, começaram uma campanha pela libertação de Ashtiani. O Irã, do porralouca Mahmoud Ahmadinejad, é uma ditadura teocrática e segue a lei islâmica, a sharia, que determina à mulher “adúltera” ser enterrada até o pescoço e apedrejada. O Brasil, que tanto se orgulha de suas políticas públicas para as mulheres, não se manifesta, fiel à regra de “não-intervenção” em assuntos internos de outros países. Desde que façamos negócios com eles ou tenhamos “uma queda” por seus dirigentes, não importa se ditadores ou aspirantes a sê-los. (TB)." -Por Claudio humberto.
Eu não consigo entender essa coisa, que direito alguém tem de fazer um negócios desses?
Para inicio de conversa vou depois falar da Grande MARIA MADALENA, A SUPOSTA Prostituta, que não existe nenhuma descrição em relação a que ela fosse mesmo a que foi salva por Jesus a pedradas. Sinto muito não vou agradar gregos e troianos mas não posso deixar de expor o que eu penso em relação a essa COVARDIA.
Abraços!
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Homens Carecas ou Grisalhos hummmm
Não acredito em cantadas. Acho um horror assobios tarados ou frases feitas - coisas típicas de homens desprovidos de massa encefálica ou que pensam alto com o “penencéfalo”. Por isso sempre gostei de homens mais velhos. Eles, pelo menos, disfarçam melhor. (E isso já é um avanço incrível.) É inevitável me sentir constrangida diante da inaptidão dos novinhos. O pior não são os tímidos confessos ou os atrapalhados evidentes que não sabem onde colocar as sílabas e muito menos as mãos (esses merecem as benesses do olhar bondoso por terem verdadeiramente tentado o seu melhor); os que mais me incomodam são os que pensam dominar arte e técnicas de deixar mulheres trôpegas de desejo, mas tudo o que conseguem são interlocutoras abismadas diante de tanta tagarelice inútil. Confesso que sofro de uma incorrigível patologia, a TPT: timidez por terceiros ou VA a verdadeira VERGONHA ALHEIA. Morro de vergonha pelo papelão dos outros. Por isso prefiro os coroas.
Coroas aprenderam a duras penas, com a prática, decepções e erros, a seduzir uma mulher. Antes disso, sabem o quanto a sedução é essencial. Sem ela a vida fica prática demais, direta demais, misteriosa de menos. Homens nunca deixam de sofrer de ereções involuntárias perante um quadril vasto e rebolante, mas os coroas sabem controlar a salivação para não causarem danos psicológicos irreversíveis a suas parceiras - eles já perceberam o quanto um olhar lascivo lançado para o lado deixa sua garota se sentindo mais pra baixo que estação de metrô. Homens (coroas) sabem distinguir e sabem essa enorme diferença quando não distorcem a realidade de suas próprias limitações. E sabem aproveitar o que há de melhor no momento em que está com a mulher que deseja estar, ele está porque ele quer, e isso faz toda a diferença. Não existe temor em estar com quem se ama, ou com quem está se aprendendo amar. Ele respeita os limites da mulher, se faz presente de forma sutil, e quando ela mais precisa dele ele ali está, sem impor, e nada faz uma mulher refletir mais do que isso. Ele tem tempo, embora a grande maioria ache que não. Mas ele investe nisso, e faz essa brincadeira de bom gosto. Ele respeita os mais novos, porque ele já saiu dessa fase faz tempo. Ainda mais as mulheres meninas mais jovens. Com tanta história para contar, sobre o mundo e suas percepções ele realmente sabe fazer você viajar. Com um olhar suave e doce, ao mesmo tempo estático diante de sua voz, ele percorre todo o seu rosto com um brilho no olhar, e faz a cada pausa um elogio que massageia o ego, ele sabe disso, e sabemos que ele sabe. Sem preconceitos, o olhar que diz, que respeita o seu dizer ainda que não concorde com nada, o sorriso cúmplice, sem idéias concebidas de um passado falido de que poderá ser a próxima vítima daquela jovem. Usa a filosofia de “epitáfio” para dizer, erre mais, curta mais, mas..., não se esqueça desse coroa aqui. Estarei com você “minha jovem” em qualquer de suas escolhas. É o cara que almejamos, é o cara que já tem maturidade suficiente que não te exige nada, que sabe que ele vai propiciar que a coisa corra mais naturalmente por parte de quem está mais tranqüilo e tem a cabeça mais leve ou seja (o coroa), sabendo que por sermos mais jovens temos a vida para ganhar, é o cara que te dá opções, e que quando menos se espera, aparece um enorme premio que salva sua vida e você, conta como sendo a maior vitória, e ele é o maior responsável por trás dos bastidores. No olhar o sorriso, da felicidade que ele queria ver na Jovem aqui. Mais que um “oi” como estás? Aquele que te surpreende no meio da noite com chocolate guardado desde ultima vez que esteve com você e não faz disso um drama, e sim uma surpresa. É o coroa que abre a adega para você entrar e te fala dos mistérios verdadeiros da vieira. É... Esse é o coroa de quem falo, que passa muitas vezes despercebido por ti.
Mas que pode ser um verdadeiro amor na sua vida.
Nunca liguei para bíceps torneados e fôlego de maratonista e não suporto a vaidade excessiva de machos que tenham nécessaires maiores que a minha. Troco facilmente uma barriga tanquinho pela habilidade raramente adquirida aos 20, conquistada lá pelos 30, e aprimorada depois dos 40, intitulada 'cumplicidade'. O acúmulo dos anos de vida em um homem pode aumentar a quantidade de células adiposas na barriga, mas também aumenta a quantidade de informações necessárias para entender a alma feminina (pelo menos o mínimo necessário) e a paciência para lidar com suas idiossincrasias. E essa habilidade resulta em algo quase mágico: a vontade de estar com uma mulher por ter afinidades reais com ela, sonhos e gostos em comum, e não por ela ser um prêmio adormecido ao seu lado na cama, uma bunda marmórea a qual ele pode se gabar de ter apalpado. Coroas já tiveram, pelo menos, mais tempo de deixarem de ser fúteis. Apesar de alguns não tomarem jeito nem assim... digo os coroas de 40 sim!
Mas, acima de tudo, gosto de homens mais velhos por saberem usar a língua. Eles sacaram que ela é a responsável por elogios derretedores de gelo, conversas inesquecíveis, frases memoráveis e por transformar noites tediosas em momentos cheios de lembranças e gemidas úmidas.
Sabe qual a vantagem dos garotos? É que um dia eles serão cinquentões e terão aquele charmoso ar grisalho ou pouco cabelo, mas de quem já não precisa provar (quase) nada para o mundo.
Quem vive de enganar aos outros engana a si mesmo, e mal se conhece pensa ser sagaz e perspicaz. Quem não guarda no canto da memória quando já morreu por amor, ou ficou a um fio disso, não vive. E pior são as pessoas que fazem piadas com isso. Esses são seres digno de pena. Não aprendeu com a vida, não conhecem a si mesmo como podem querer entender o outro? Nunca amaram de verdade e você já encontrou o seu coroa?
Assinar:
Postagens (Atom)