segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Inteligência que criou o universo



Deus
Devemos entender Deus como uma inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, todas as leis fisicas, quimicas, biologicas que ainda tentamos entender.

Não existe no universo efeito sem causa. O universo existe, portanto ele tem uma causa. Duvidar da existência de uma INTELIGENCIA CRIADORA seria negar que todo efeito tem uma causa e admitir que o nada pôde fazer alguma coisa.

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse o produto de um ensinamento, não seria universal. Somente existiria naqueles que tivessem recebido esse ensinamento, como acontece com os conhecimentos científicos. Em todos os povos, em todos os tempos sempre existiu a percepção da existencia de uma inteligencia superior controlando as leis da natureza a qual pertencemos.

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porque essas propriedades são elas mesmas um efeito que deve ter uma causa.

Alugns acreditam na formação acidental e imprevista da matéria, ou seja, ao acaso. O que é o acaso? Nada.

A harmonia que regula as atividades do universo revela combinações e objetivos determinados e, por isso mesmo, um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso seria um contra-senso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente não seria mais um acaso.

Julga-se o poder de uma inteligência por suas obras. Como nenhum ser humano pode criar o que a natureza produz, a causa primária é, portanto, uma inteligência superior à humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem ela mesma uma causa e, quanto mais grandioso foro que ela realize, maior deve ser a causa primária.

É essa inteligência superior que é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome que o homem lhe queira dar.

Nenhum comentário: